segunda-feira, 6 de abril de 2009

PROJETO BIBLIOTECA VIVA EM HOSPITAIS, DO INSTITUTO FERNANDES FIGUEIRA

Fiquei sabendo do Projeto Biblioteca Viva em Hospitais, do Instituto Fernandes Figueira e estou divulgando, pois acredito nos benefícios que ele pode levar aos enfermos e a todos os envolvidos no processo de recuperação das crianças.

O Projeto Biblioteca Viva em Hospitais, do Instituto Fernandes Figueira, tem o objetivo de humanizar a permanência das crianças no hospital, através da leitura de histórias.

O mundo encantado da literatura infantil e juvenil é levado aos bebês, crianças, adolescentes e seus acompanhantes. Nos ambulatórios, a escolha dos livros é feita pelas crianças, num ambiente de descontração, sentadas em tapetes e almofadas coloridas emborrachadas. Nas enfermarias, os voluntários levam os livros até elas.

A leitura é feita por voluntários de segunda à sexta-feira, das 8 às 17h, na Sala de Leitura (2° andar do Prédio Hospitalar), nas enfermarias de Pediatria, Cirurgia e Doenças Infecto-Parasitárias (DIP), na UTI Neonatal, Unidade de Pacientes Graves (UPG), na Unidade Intermediária {UI) e nos ambulatórios.

Para ser voluntário é preciso gostar de crianças e de leitura, assumir o compromisso de ler para elas uma vez por semana, durante duas horas, e freqüentar a reunião mensal.

O Projeto Biblioteca Viva não dispõe de recursos. A atualização do acervo é feita através de doações de editoras, de instituições e de particulares. Aceitamos livros infanto-juvenis novos e usados, com exceção dos didáticos.

Os contatos do Instituto Fernandes Figueira são:

Av. Rui Barbosa, 716 - Flamengo - 22250-020
Rio de Janeiro RJ - Tel.: (21) 2554-1900
bibviva@iff.fiocruz.br - www.iff.fiocruz.br

Nenhum comentário: